Reuniao_produtiva.imagem-300x300 Reunião ProdutivaUma reunião… Duas reuniões… Três reuniões…
Quantas reuniões você tem esta semana? (risos)
Conheço gente no mundo corporativo, que “sofre” só de lembrar que tem “mais uma” reunião.
Vou dizer uma coisa para vocês: EU ADORO REUNIÃO!!!
Sim, adoro. E muito se pode falar sobre este tema, mas hoje quero abordar um único aspecto, e tenho programado mais posts sobre isso, ao longo deste ano.

Em uma reunião juntam-se duas, três ou várias pessoas, que neste encontro, precisam definir o “curso” de algo, que teoricamente levará ao FIM que TODOS os presentes nesta reunião, almejam, não é assim? Portanto, uma reunião é algo sensacional! Várias pessoas pensando juntas, certamente chegarão num resultado muito melhor.

E posso imaginar a cara de muitos de vocês que acabaram de ler o que eu falei.
Sei que muitos podem questionar dizendo – “Natalia, não é bem assim!”
E realmente o desenrolar de uma reunião não é bem assim. Algumas reuniões fluem bem… outras são difíceis! Eu sei.
Mas também sei – porque venho observando – que o grande dificultador no dia a dia das empresas de uma maneira geral é que as pessoas NÃO SABEM FAZER UMA REUNIÃO!

Me acompanhem, vamos voltar um pouco no tempo.

Não sei o quanto isso mudou nas escolas, mas me lembro quando era criança, os professores davam trabalho em grupo, apresentavam o tema e diziam a
data da entrega. Pronto, ótimo, então nos reuníamos… e começavam as brigas! Os desentendimentos!
Claro, nem sempre era assim, mas quantas amizades entraram em crise, pois na hora da realização do trabalho em grupo, um não gostava da forma como o outro se comportava – ele esqueceu de trazer não sei o que… Ela pintou da cores erradas… O fulano não faz nada, sobrou tudo para mim! O fulano fica falando e atrapalha nossa concentração…

Alguém aqui conhece esta história? Já passou por isso?

Então, nos ensinaram muita coisa na escola, mas nunca, pelo menos na minha época, não me lembro de ter tido um único professor que seja, que ENSINOU a fazer trabalho em grupo! E o que é um trabalho em grupo, se não o resultado de várias “reuniões”, para alcançar um “fim” almejado por todos?

Não nos ensinaram. Não é “cultural” ainda, ter um aprendizado que leva as pessoas desde a infância, aprenderam a preparar uma reunião para que ela
seja produtiva.

É preciso APRENDER a fazer uma reunião. Planejar. Definir papéis!

Uma reunião tem que ter um começo, um meio e um fim – mesmo que o fim seja um conjunto de novas ações, não importa, tem que ter um fechamento.

Um fechamento claro e bem definido. E pode ter certeza, que desta maneira, você também amará as reuniões! Pois perceberá como “duas cabeças pensam melhor que uma sozinha”, não é assim que dizem por aí? Apenas lembre-se, “as cabeças” precisam estar bem alinhadas (ahahahaahh). E para estarem alinhadas… é preciso um planejamento!
Um planejamento efetivo para que uma equipe faça uma reunião produtiva, tem que começar bem antes, e muitos fatores precisam ser considerados.

Você se prepara para uma reunião? Sua equipe faz um planejamento?

Como são suas reuniões?
Pense nisso!
#gestaodetempo #produtividade #organizacao #vamosfalarsobre #planejamento #mentoria #mentoriaprodutividade #triadmentor