Imagem.Mudancas_bruscas_de_temperatura-225x300 Mudanças Bruscas de Temperatura

Mudanças bruscas de temperatura

Me deparei com uma situação uns dias atrás, que me fez refletir e observar algo bem SIMPLES, mas que todos nós, profissionais de organização e produtividade, fazemos um esforço NADA SIMPLES, para mostrar aos nossos clientes.

O nível da nossa produtividade está estritamente relacionado a coisas simples. Hábitos, costumes, acontecimentos do seu dia a dia! E vou ser bem sincera, se cada um individualmente conseguir fazer determinadas observações em relação a sua própria rotina e souber o que fazer com estas observações feitas, não precisaria existir profissionais como eu!!! (risos)

Costumo citar aquele velho exemplo: um dia alguém pegou o leite condensado, misturou com manteiga, achocolatado e criou um doce queridinho dos brasileiros – o brigadeiro. O leite condensado já existia, estava disponível no mercado bem como os outros dois simples e bem conhecidos ingredientes. Tudo muito simples – ingredientes e modo de preparo – mas precisou da criatividade e OBSERVAÇÃO de alguém, para conhecermos o brigadeiro!!!!!

O que costumo ensinar em minhas mentorias é justamente isso. Ensino as pessoas a observarem seu dia a dia e, por terem controle de todas as suas demandas, poderem ajustar-se a toda e qualquer interferência que possa surgir!

Fiz uma enquete um dia desses, perguntando o que as pessoas achavam sobre as mudanças bruscas de temperatura – interferem ou não na sua produtividade?

E o resultado foi o seguinte:

  • 52% acreditam que SIM, interfere na produtividade
  • 48% acreditam que NÃO, não interfere na produtividade

Vou dizer o que penso e aproveito para compartilhar uma experiência.

Encontrei um conhecido e no meio daquela conversa automática – nossa que frio está hoje… como vão os filhos… pegou muito trânsito… – ele comentou que estava fora do país, numa região muito quente, 38 graus e que ao desembarcar em São Paulo, os termômetros estavam marcando 14 graus! “Puxa vida, cheguei em casa, dizia ele e a primeira coisa que fiz foi tirar do armário meus edredons mais quentes, o inverno CHEGOU!!!”

Enquanto ele contava isso, em poucos segundos fui me lembrando do frio que havia feito na noite anterior. Realmente a temperatura caiu muito rapidamente – algo que já está virando rotina na cidade de São Paulo. Parece brincadeira mas é real – verão numa semana e inverno na outra.

Bom, mas ouvindo aquilo me lembrei que havia passado uma noite inteira sem dormir profundamente, brigando comigo mesma:

“- Levante, vai buscar o edredom mais quente…

– Não está muito frio, não saio daqui por nada…

– Vamos Natalia, levante, você não está conseguindo dormir bem!!!

– Não, não vou não, está muito frio… estou com sono… não vou me levantar…”

Final da história – não me levantei, passei frio a noite inteira e dormi muito MAL!

Apenas uma noite mal dormida, pode não interferir na produtividade quando esta pessoa costuma dormir bem. No entanto, uma má qualidade do sono INTERFERE e muito na produtividade de alguém – e existem inúmeros estudos sérios a este respeito.

Portanto, pare para observar seu SONO. Ele é fundamental para seu bem estar, humor, criatividade e alto nível de produtividade!

Agora, se as mudanças bruscas de temperatura te pegam de surpresa e você nestas épocas de temperaturas instáveis não está prevenido, isso pode SIM alterar muito sua alta performance.

Dicas:

  • Coloque um lembrete na sua agenda, para deixar as roupas de cama de inverno/verão, prontas para a estação que se aproxima. Como moro em São Paulo, tenho meus lembretes para no final de Fevereiro verificar as roupas de cama do inverno. E final de Agosto verificar as roupas de cama de verão.
  • Faça o mesmo com seus casacos, blusas de lã, etc, para o inverno – e  biquinis, protetor solar, etc, para o verão.
  • Costumo manter nos pés da minha cama, uma mantinha reserva que posso pegar no meio da noite. No verão uso uma bem leve, no inverno uma mais pesada.
  • Nestas épocas em que as temperaturas oscilam muito, tenha um casaco ou uma pashmina na bolsa ou no carro.
  • Considere o frio ou o calor intenso na hora de fazer seu planejamento. Por exemplo, no inverno procuro fazer minhas corridas no final da tarde, as sete horas da manhã o frio é de “lascar” (risos).
  • Se a sua pele muda bastante de uma estação para a outra, veja com seu dermatologista estratégias para que isso não interfira no seu bem estar. É comum algumas pessoas ficarem com a pele bem ressecada e lábios rachados no inverno, pense no quanto isso pode interferir no tempo que você costuma usar para se arrumar.

Muito bem, então, sem considerar as naturais preferência pelo verão ou pelo inverno, as mudanças bruscas de temperatura interferem ou não na produtividade?

SIM e NÃO. Depende do quanto você se planejou e preparou para estas interferências!

Pense nisso!

#gestaodetempo #produtividade #organizacao #vamosfalarsobre planejamento #gestaodotempo  #mentoria #mentoriaprodutividade   #triadmentor  #metas