Trabalhar em Home Office é difícil?

Trabalhar em Home Office

Muita gente sonha em poder trabalhar em Home Office, mas pode acreditar, trabalhar em casa, pode ser desastroso se você não colocar atenção em alguns pontos.

Tive alguns clientes uns anos atrás, que contrataram minha consultoria para estruturar um espaço físico e reunir algumas dicas, com o intuito de encontrar a melhor forma de trabalhar remotamente, sem perder a produtividade. Adquiri uma certa experiência neste assunto. Mas na realidade, o que me motivou a escrever este post, foi algo bem diferente. De uma certa forma, até contraditório!

Há alguns dias me deparei comigo mesma irritada, nervosa e com aquela sensação acelerada… com pressa para terminar algumas coisas. Meus filhos, marido ou qualquer pessoa que me chamasse ou me pedisse algo, já me tirava do meu estado de tranquilidade.

Parei e pensei – minha nossa, o que está acontecendo? Percebi que não estava lidando nada bem com as interrupções, que podem acontecer com frequência quando se trabalha em home office – impressionante como a observação nos leva perceber e ajustar as coisas ao nosso redor – então me dei conta do que se passava.

Fazia um pouco mais de uma semana, que eu havia iniciado um projeto longo, que exigia muito foco e concentração. No entanto, ao fazer meu planejamento semanal, coloquei a execução deste projeto, por alguns dias consecutivos, no período da tarde.

Antes de dar continuidade, vou abrir aqui um parêntese.

Sou uma profissional autônoma e minha empresa realiza muitos tipos de atividades. Por vezes estou em cliente desenvolvendo treinamentos e mentorias, ou então desenvolvo alguns projetos trabalhando em home office.

Outro detalhe pertinente é que sempre que possível, agendo meus clientes para o período da manhã, desta forma, no período da tarde quando meus filhos estão em casa, consigo estar com eles, e cumprir um papel bem conhecido por algumas mães – “mãetorista” (risos).

Como podem ver, minhas tardes, quando estou em casa, são igualmente agitadas! Além disso, tudo o que preciso fazer de tarefas pessoais, como mercado, lavanderia, médicos, café com amigas, ginástica, cabelereiro, etc. Tudo isso quando possível costumo agendar para o período da tarde.
Fecha parêntese.

Muito bem, iniciei então este projeto, que eu sabia que se eu focasse de duas a três horas por dia, eu precisaria aproximadamente de umas três semanas para encerrá-lo.

Mas então porque eu fiz isso!!! Um projeto longo, minucioso que exigia criatividade e atenção e eu agendei para minhas tardes quando minha casa está a todo vapor! Período do dia que eu mesma, há anos, defini que sempre que possível priorizaria as tarefas com a família e de casa! Percebem como trata-se de um erro básico de planejamento – distração!!!

Podem imaginar quantas interrupções aconteceram? Se alguém aqui já precisou escrever textos longos, fazer ou validar contratos, desenvolver campanhas, corrigir redações, entre tantas outras coisas, sabe o quanto é complicado ser interrompido.

Mas o bom de ter tão claro dentro de mim alguns conceitos em relação a planejamento, organização e produtividade, é que bastou parar e perguntar para mim mesma o que estava acontecendo, que tudo ficou muito claro!

Por se tratar de um projeto longo e que seria realizado em casa, eu quis deixar as manhãs para clientes e compromissos na rua e utilizar as tardes para este projeto que faria em home office.

Muito bem, não tem problema algum, este tipo de estratégia que usei para aproveitar meu tempo, o que eu não considerei quando fiz aquele planejamento, era que por se tratar de um projeto que exigiria criatividade e concentração, ele deveria ter sido colocado nos momentos mais calmos e tranquilos, momentos em que as interrupções seriam nulas ou bem raras, independentemente do período.

Qual foi a solução? Relembrar de alguns conceitos básicos para quem trabalha em casa!

DICAS

Aproveito para apresentar algumas dicas para quem deseja manter a alta produtividade trabalhando em home office:

  • Se possível, escolha um cômodo que possa ser somente escritório, e de preferência com uma porta para momentos que você precise de privacidade.
  • Planeje sua agenda, priorizando o máximo possível, os horários mais tranquilos para projetos que exijam concentração.
  • Faça combinados com a turma em sua casa:
    • Quando o escritório estiver fechado, com uma plaquinha na porta – FAVOR NÃO ME CHAMAR – só batam na porta se acontecer algo URGENTE.
    • Se surgirem coisas importantes, mas não urgentes, peça que enviem mensagens de whatsapp – isso funciona muito bem com FILHOS!!!
      Deixe o celular sem som e o whatsapp conectado no computador.
  • Coordene para que a limpeza do seu escritório, não precise ser feita nos momentos que precisar de tranquilidade.

E apenas estas poucas dicas, já me foram suficientes para rever meu planejamento, e conseguir encerrar meu projeto com tranquilidade e satisfação por poder trabalhar em HOME OFFICE!

#gestaodetempo #produtividade #organizacao #vamosfalarsobre #planejamento #mentoria #mentoriaprodutividade #triadmentor #metas