13.2.brincadeira_preferida-300x300 Ensinar organização brincando de tinta

Pintar o papel… a tela… caixinhas de madeira… O PRÓPRIO CORPO!!!! Muitas coisas… Mas a parede NÃO!

Meus filhos cresceram brincando com tinta.

Nos dias frios, nos sentávamos no chão da sala, acendíamos uma vela e então eu os ajudava a derreter o giz de cera para fazer desenhos na cartolina ou papel vegetal. Adoravam!!!

Mas tinta sempre foi a brincadeira preferida em casa.

Independentemente do tamanho do apartamento ou casa que moramos… as tintas e cavaletes estiveram sempre presentes. Mas para que isso acontecesse de forma harmônica, sem estragar nossas coisas, eles precisaram aprender a se ORGANIZAR para poder brincar com tinta.

E esta também foi uma maneira de ensinar organização para eles. Tínhamos nosso ritual antes de começar a pintar, e em pouco tempo já sabiam que para “brincar de tinta” – como costumavam me pedir – teriam que me ajudar com o nosso “ritual”:

Forrar o chão com jornal ou plástico.

Colocar a roupa apropriada para brincar de tinta.

Colocar avental – afinal de contas, mesmo tendo a roupa de tinta, um avental me ajudava a fazer esta roupa durar mais tempo (risos).

Escolher o local adequado para colocar as tintas.

Escolher o local para deixar potes com água.

Pegar panos apropriados para limpar pincéis e secar água, caso acontecesse um “acidente” – e muitas vezes acontecia rsrsrsrsr

E o mais importante, sabiam que quando eu dissesse que é a hora de acabar, iriam com calma, sem encostar em NADA, diretamente para o BANHO!!!! ahahahahha

Ou seja, para fazer algo que eles amavam fazer – brincar de tinta – tiveram que desenvolver a organização “espacial” – a organização no espaço que eles estavam ocupando.

Ou seja, aproveitar todos os momentos, para ensinar organização para as crianças.

Seja em casa, nas escolas, de férias, brincando… a toda hora!

 

#mentoria #mentoriaprodutividade  #organizacaopessoal #organizacao #amominhacasa    #personalorganizer #nataliazanardiortiz #nzo  #empreendendorismo #empreendendorismofeminino #maesempreendedoras  #amoescrever #vamosfalarsobre #desenvolvimentopessoal #mãesefilhos #rotina estudos #rotinaescolar