proposito Qual é o Propósito da sua Vida?

Ter um propósito de vida, traz a Felicidade?

Perdi as contas, de quantas vezes já me fizeram esta pergunta sobre propósito.

Independentemente da palavra que cada um usa – Objetivo, Propósito ou outra qualquer – o fato é que hoje em dia, todos os treinamentos e cursos que faço ou livros que leio, sobre organização, produtividade, gestão de tempo, metas e planejamento, este tema é abordado.

Claro, com as mais diferentes interpretações e facetas.

E sem dúvida, algumas visões me agradam mais que outras, mas na realidade, quando decidi escrever sobre este tema e então parei para fazer uma visão macro sobre o assunto, percebi que realmente não é relevante o quanto discordo de algumas abordagens, e concordo com outras, pois o que quero abordar, é um aspecto bem específico sobre esse assunto.

Eu particularmente, tive a oportunidade de ser introduzida nestes conceitos desde muito cedo. E estas questões vieram não da organização e produtividade, mas dos valores familiares aos quais fui educada e criada.

Desde minha infância, fui ensinada a refletir sobre o que penso, o que sinto e principalmente o que QUERO. Essa era a base para todo e qualquer questionamento que pudesse surgir.

Dentro de casa, simplesmente culpar o irmão ou o amiguinho pelas “infelicidades” que nos cercava… Ah, isso era totalmente desconsiderado. Minha mãe sempre nos fazia refletir.

Tivemos acesso a experiências, que sempre nos colocaram frente a frente com nós mesmos. Nos fazendo permear o interior tanto das nossas revoltas, bravezas e insatisfações como também, das nossas virtudes, conquistas e potencialidade.

Portanto, quando me inseri no universo da #produtividade e comecei a estudar e ler sobre metas, planejamento, objetivo e Propósito, me identifiquei. Me aprofundei. E até hoje, procuro entender melhor o que “mundo” vem trazendo sobre estes temas.

Mas, de uma forma concisa, pois sou capaz de escrever um “textão” sobre isso (risos), quero compartilhar os aspectos que considero relevante sobre o Propósito de Vida.

Me acompanhem.

Na era em que vivemos, do corre-corre, desta avalanche de informações, a tecnologia avançando a passos largos, acho que todos estão se conscientizando do quanto é fácil se “perder” no tempo, ou seja, está muito fácil nos distrairmos com o volume dos e-mails, com a quantidade de posts que nos chamam a atenção, com as notícias que vemos em tantas redes sociais…

Uma das maiores queixas da atualidade é a falta de TEMPO – minha nossa senhora, os dias continuam tendo as mesmas 24 horas de 100 anos atrás! (muitos risos)

Sim. Mas a quantidade de coisas que temos para fazer e informação para processar aumentou monstruosamente.

E aqui vai uma pergunta bastante relevante.

Será que temos que fazer TUDO que as circunstâncias e sociedade nos apresenta para fazer?

Será que temos que processar TODA informação que os meios de comunicação nos apresentam para processarmos?

Não! Simples assim, NÃO!

Temos que saber selecionar. Já falei sobre isso, e vejo muitos textos e vídeos incríveis que estão sendo postados a todo instante tratando desta polêmica.

Mas a questão é que tudo está “aí”, disponível, e o difícil é justamente este “tal” de SELECIONAR. Tudo ao nosso redor, pode nos distrair e “devorar” nosso tempo. Não podemos e nem devemos ficar ausentes do que acontece no mundo e da maneira que a humanidade está se desenvolvendo, mas alguma coisa precisa ser feita no sentido de NÃO nos deixarmos distrair.

E na minha visão, a ÚNICA coisa que pode nos ajudar a PRIORIZAR e SELECIONAR com clareza o que é distração e o que é ÚTIL para nós – é TER UM PROPÓSITO.

Se você sabe o que QUER, onde quer CHEGAR, saberá reconhecer o que vai ser útil ou não para você. Saberá definir o que pode ou não te aproximar do alvo a ser alcançado. Saberá quanto tempo você tem a sua disposição, para algumas “distrações” necessárias. Saberá priorizar e escolher.

Se você não tem bem definido para você mesmo, qual seria o seu propósito de vida, quer uma dica simples, aparentemente até ingênua, mas por experiência posso dizer que é VALIOSA?

Reserve um dia para você mesmo. Vá para uma praia, ou montanha, um lugar que te agrade. Pare. Pense. Faça-se perguntas como:

  • O que eu mais gosto.
  • Onde quero chegar.
  • Por que estou fazendo “isso” ou “aquilo”?

Tenha um “encontro” com você mesmo, proponha-se a escrever – sim ESCREVER num papel – o seu propósito.

Ter um Propósito te ajuda a focar.

Te ajuda a usar o TEMPO a seu favor!

#gestaodetempo #produtividade #organizacao #vamosfalarsobre #planejamento #mentoria #mentoriaprodutividade #triadmentor #metas