A-Tecnologia-na-sua-VIDA A Tecnologia na sua VIDA

A Tecnologia na sua VIDA

Existem lembranças que denunciam nossa idade. Não me importo com isso, me divirto! (risos)

É comum me questionarem se a tecnologia ajuda a ter mais PRODUTIVIDADE! Aqui vai minha visão sobre tudo isso.

Me lembro que eu fazia cursinho quando surgiram os primeiros celulares – tijolão – como foi apelidado bem pouco tempo depois.

E se você que está lendo, está rindo… é porque está se lembrando! Tudo bem, mantenha a calma, somos da mesma geração.

Acompanhamos todo este desenvolvimento: telefone de discar “girando”, surgimento dos celulares, internet discada, DOS, Orkut (muitos risos), smartphone, GOOGLE, etc.

O quero dizer é que muitas pessoas da minha geração, optaram por não acompanhar o ritmo alucinante desta revolução tecnológica, e quando se deram conta, a mudança já era tão grande, mas tão grande, que preferiram não se adaptar, e continuaram utilizando as mesmas ferramentas que já usavam, para o desenvolvimento de algumas tarefas do cotidiano.

Não dá para comparar a facilidade que vejo nos meus filhos ao lidarem com os novos recursos que surgem a todo instante, com a maneira como eu encaro. Mas o fato é, EU ADORO A TECNOLOGIA, e por adorar, eu me interesso, e então vou “fuçando” e acabo aprendendo. E hoje, me utilizo de muitos recursos e ferramentas – tecnológicas – digamos assim. E hoje, no ramo de trabalho que atuo, conhecer e utilizar é fundamental!

Observo que as minhas preferências em relação a algumas ferramentas, não são padrão na minha geração. Mas por utilizar muitas destas ferramentas no meu dia a dia e com meus clientes, também tenho observado, que não existe muito, regras, que determinam estas preferências – sem dúvida as gerações mais novas estão nascendo cada vez com maior facilidade no entendimento e manuseio, mas existe algo que acho interessante.

Adoro ler, e para mim uma grande invenção é o kindle – leve, pequeno, cabe na bolsa, posso ler sem precisar acender a luz do lugar onde estou lendo, compro livros com valores bem menores – tudo de bom para quem ama ler.

Minha filha também AMA ler, ganhou um kindle da avó… E NÃO GOSTA! – “Mãe, livro tem que ser de papel… virar as páginas… o cheiro… sei lá…” – diz ela.

Participei de uma reunião tempos atrás, me sentei ao lado de uma profissional que admiro bastante, 27 anos na época, começou a reunião e eu comecei a anotar alguns pontos chaves no meu tablet, na época eu usava o evernote – um aplicativo que funciona como um caderno digital, entre outras coisas.
Ela tirou da bolsa um caderno lindo, daqueles “apaixonantes” para qualquer mulher e fez suas anotações.

Quando terminamos, encantada com aquele caderno, perguntei para ela:

-Que caderno lindo! Onde você comprou?

Comprei um bem parecido… nunca usei. Não consigo! Me encontrei várias vezes com ela, e conversamos bastante sobre o assunto. Ela adora tudo de novidade que surge em tecnologia, jovem, utiliza muitas ferramentas, mas na hora de anotar aulas, reuniões, lembretes… seja o que for – ELA QUER O PAPEL. Só por curiosidade, perguntei para ela:

-O que você acha do kindle?

-Não gosto! Tenho e não uso. Prefiro o livro físico.

E veja, uma moça bem jovem, bem mais jovem que eu. Mas bem consciente de suas próprias preferência – e isso é o relevante em relação a tecnologia.
Minha agenda é a do google (apaixonada pelo google).

Uso o OneNote como um verdadeiro “armário digital” e bloco de anotações.

Todas minhas tarefas são capturadas e imediatamente armazenadas no Todoist, com datas de entrega e dentro de um “projeto” específico, de modo que posso ter o controle de tudo que preciso fazer.

Para controlar de forma rápida e eficiente os projetos que tenho em parcerias com outras empresas ou profissionais, não abro mão do Trello – sensacional!

Redes sociais, eu preciso, é o meio de comunicação mais eficiente para a área que atuo. Uso profissionalmente como forma de divulgar meus serviços e conteúdo, mas optei por ter somente três – já acho muito, mas meu público alvo migra por estas três redes que eu escolhi – Facebook, Instagram e Linkedin.

Adoro o kindle… Mas me perco dentro de uma livraria e tenho que esconder o cartão de crédito de mim mesma!!! (risos)

Meu notebook é minha ferramenta inseparável, carrego para onde vou.

Agora… quando estou estudando… assistindo uma aula ao vivo e quero fazer anotações – uso “aqueles cadernos” que comprei um dia para levar em reuniões e ficou guardado por muito tempo.

E aqui vai uma dica importante.

Passei por uma fase de adaptação. Conheci e comecei a utilizar inúmeras ferramentas, apaixonantes e num determinado momento precisei parar e avaliar o que seria útil ou não para mim! O fato de estar disponível no mercado, não necessariamente significa que vai trazer para mim benefícios.

Então agora o que faço é o seguinte, tenho uma pasta no meu celular, que baixo todos os aplicativos que quero conhecer e testar, mas só coloco algo em uso no meu dia a dia, quando vejo que aqueles recursos vão agregar benefícios, vão aumentar minha produtividade, caso contrário, descarto, seria um “modismo”.

Portanto, AMO TECNOLOGIA, mas ela pode tanto aumentar sua produtividade, como tirar o seu FOCO.

#gestaodetempo #produtividade #organizacao #vamosfalarsobre planejamento #mentoria #mentoriaprodutividade #triadmentor #metas