habito A Importância do Hábito de Ler

Ler é fundamental?

Vou ser bem honesta. Fundamental é ser BOM! (risos)

Fiz uma brincadeira, mas é exatamente isso o que penso. Cada vez que vou escrever sobre um tema, procuro ler sobre o assunto e sempre vejo inúmeras teorias e pessoas falando sobre aquilo de forma radical e inflexível. Acreditem, mas já vi pessoas com teorias, dividindo o mundo entre os que leem e os que não leem! (Cara de espanto) No entanto, se eu tiver que escolher uma característica única, para dizer o que É ou NÂO fundamental, eu escolheria a BONDADE. No mínimo o mundo ficaria melhor!!! (momento de silêncio…)

Agora, é indiscutível o quanto a leitura ajuda e contribui no desenvolvimento intelectual e podemos dizer até emocional de alguém.

Vou abrir um parêntese.

Quanto ao caráter, como ouvimos muita gente falando, acho que não é bem a leitura que desenvolve, mas sim a qualidade da leitura e principalmente a qualidade dos pensamentos que vão interpretar e dar um destino ao conhecimento que foi lido!

Fecha parêntese.

Quero citar algumas razões pela qual acho importante lermos.

  • A leitura desde a infância, motiva e acelera o aprendizado, esta é uma das razões, de tanto movimento entre as escolas e os pais, no que diz respeito ao hábito de ler. Quanto mais lemos, maior facilidade em assimilar o conteúdo que está sendo lido.
  • Nosso cérebro é incrível, e quanto mais eu estudo e leio sobre neurociência, mas me conscientizo que não sei nada sobre este órgão tão querido, mas tenho certeza que vale a pena cuidar bem dele (risos). E estou dizendo isso, pois a leitura contribui de várias maneiras, nos cuidados com nosso cérebro.
  • A leitura é um bom “paliativo” nos cuidados contra o estresse. Ao ler, você se envolve com a história, começa a fazer imagens mentais, como se estivesse sendo transportado para a história que o autor apresenta. Isso te arranca, pelo menos por alguns momentos, dos problemas do seu cotidiano.
  • A leitura desenvolve a criatividade. Cada vez que fazemos parte do “mundo” imaginativo – ou mesmo real – que um autor nos apresentou, aumentamos nossa capacidade de imaginar possibilidades, lugares, etc.
  • Também quero enfatizar a capacidade que o hábito de ler desenvolve, de nos comunicarmos com mais clareza, tanto nos aspectos da escrita como da fala. A comunicação como um todo.

Bom, realmente poderia citar inúmeros benefícios da leitura, mas acho que consegui sintetizar alguns tópicos importantes.

E sei, que para aqueles que estão lendo e que não gostam muito de ler, pode surgir a pergunta: “Tá bom, legal tudo isso, realmente parece ser bom… mas o que faço se pego um livro para ler e em alguns minutos estou pensando em outra coisa ou já dormi?” (risssssoooooooossss).

Quero compartilhar uma experiência.

Cresci vendo minha mãe ler. E me lembro do primeiro livro que li, fora da escola, “O Pequeno Príncipe”. Amei! E então comecei “timidamente” a desenvolver o hábito pela leitura. Até que cheguei no primeiro colegial – que hoje é chamado de primeiro ano do ensino médio.

Minha nossa senhora, fui “obrigada”, e sim este é o termo – obrigada – a ler livros muito chatos! Desculpem-me os mais intelectuais, mas para mim, ler “A Moreninha”, foi uma tortura. Quem não se lembra – década de 1980 – dos livros obrigatórios no colegial? E a falta de bom senso de alguns professores, que colocavam questões na prova, que eram verdadeiras pegadinhas!!! Ou seja, ler o resumo do amigo – como fiz várias vezes – não adiantava nada!

Conclusão: peguei um “bode” mortal da leitura.

Mas um tempo depois, comecei a ler livros que me interessavam, e então o hábito chegou para ficar!

Hoje, coloco metas para mim mesma: 4 livros por semestre. Mas já consegui várias vezes terminar um ano com mais de dez exemplares lidos.
Bom, mas o que tenho como dica para você começar a trabalhar este hábito em você ou nos seus filhos, é algo bem simples.

  • Antes de descobrir, os assuntos mais atraentes para você, procure autores que escrevam de maneira que você considere atrativa. Isso é muito importante. Muitas vezes chega em suas mãos, um livro, que o assunto é fascinante para você, mas se você não está acostumado a ler, e o autor for pouco atraente na forma de escrever, certamente IRÁ DORMIR!
  • Faça uma pesquisa na internet, dos mais vendidos ou mais lidos.
  • Peça indicação para pessoas que gostam de ler, de autores que escrevem de maneira atraente. Autores que costumam escrever ficção, policial e suspense, costumam ter técnicas, que prendem a atenção do leitor.
  • Opte por livros bem fininhos (risos), terminar rapidamente um livro, estimula iniciar o próximo!

Muito bem, durante esta semana postei nos meus stories, alguns livros. Alguns deles, você só encontrará em sebos, são livros que já estão esgotados nas editoras e livrarias, mas sempre que isso acontece, recorro ao site do “estante virtual”, todo livro esgotado, você encontra lá.

Espero que tenha despertado em você a vontade de ler.

E se você já é um bom leitor, estipule metas cada vez mais ousadas.

Aliás… que tal aproveitar as férias e o final de semana, para passar em uma LIVRARIA?

BOA LEITURA!

#gestaodetempo #produtividade #organizacao #vamosfalarsobre #planejamento #mentoria #mentoriaprodutividade #triadmentor #metas